Envie agora sua mensagem para o locutor!

200
caracter(es) restante(s)

Previsão do tempo!

Agora o tempo está Nublado com 17 ºC.

Envie agora seu recado ao nosso mural!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias: Geral

Assembléia da Consulta Popular acontece nesta terça-feira, em Santo Ângelo
06h52, 17/04/2018

 Na última sexta-feira, 13, foi realizada na Câmara de Vereadores a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento – COMUDE -, para debater sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Plano Estratégico Municipal e a Consulta Popular deste ano.

A reunião foi moderada pelo presidente do COMUDE, Diomar Lino Formenton, que cedeu a palavra para a professora Dionara Denize Cavinato representante do IFFar que relatou as dificuldades de divulgação do Instituto e sobre o plano estratégico. “O PDI é um documento exigido pelo Ministério da Educação, nele deveremos traçar todas as metas que queremos alcançar de 2019 até 2026. Estamos buscando a ajuda da comunidade para sabermos quais cursos devemos trazer para Santo Ângelo, para ajudar no desenvolvimento da região. Muitos não sabem da existência do IFFar e nós queremos mudar essa realidade com o apoio de todos”, explicou a professora.

O gestor administrativo da URI, Rômulo Madrid de Mello, falou sobre o Plano Estratégico Municipal que deve seguir as bases do plano regional. No dia 11 de maio será realizado no TecnoURI o início do planejamento e começará a ser discutido os desafios de cada área que devem ser superados.

ASSEMBLEIA

Nesta terça-feira, 17, vai ser realizada no Teatro Antônio Sepp, às 9 horas, a Assembléia Pública Municipal da Consulta Popular, o evento é aberto à comunidade. Nela serão apresentados os projetos para definir quais devem fazer parte da cédula de votação, lembrando que podem ser escolhidos de cinco a dez para compor a cédula. A escolha realizada na terça-feira vai ser levada para a Assembléia Regional, no dia 08 de maio.

Conforme o presidente do COMUDE, neste ano será disponibilizado ao Corede/Missões R$ 3 milhões. “Esta é a chance da comunidade ajudar o município, em 2017 conseguimos recursos para a área do Turismo, mais de 90% dos valores já foram pagos”, disse Diomar.

ESTADO

Neste ano a votação será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em todo Rio Grande do Sul, podem votar aqueles eleitores que tem o Estado como local de votação. O eleitor só poderá escolher um dos Programas ou Ações na cédula, o voto será feito por meio digital no site da Consulta Popular ou off-line, pelo aplicativo criado pela PROCERGS. Para votar é necessário ter em mãos o número do título de eleitor. 

Estiveram presentes no debate representantes de diversas entidades do município, Conselho Municipal de Assistência Social, Instituto Ações Integradas, Sindicatos dos Metalúrgicos, EMATER, Secretaria Municipal de Educação, 14ª Coordenadoria de Educação, Sindicato dos Municipários, Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, URI, Funmissões, IFFar, Corpo de Bombeiros, Unijui, Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Câmara de Vereadores. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santo Ângelo