sábado, 18 de maio de 2024
Publicado em 03/05/2024 às 16:41

Relatos dramáticos de quem está retido em barreiras

Relatos dramáticos de quem está retido em barreiras

Em meio às centenas de imagens dramáticas de resgate de pessoas ilhadas no Vale do Taquari, existem também relatos quase inacreditáveis de pessoas de Santo Ângelo e da região que não estão desaparecidas, mas familiares não conseguem contatos há mais de três dias e o desespero aumenta de  hora em hora.

Um desses episódios envolve uma família do Bairro Haller de Santo Ângelo. Dois irmãos e a companheira de um deles saíram de Novo Hamburgo para vir a um aniversário em Santo Ângelo.  Os três conseguiram chegar até Lajeado no dia 30 de abril, mas de lá para cá a família perdeu o contato e não tem a mínima ideia onde possam estar. Aparentemente estão retidos num trecho entre Marques de Souza e Mundo Novo. Podem estar entre duas barreiras e não conseguem seguir adiante e nem voltar.

O caso concreto dessa situação é de um empresário de Boa Vista do Buricá, que foi fazer entregas de mercadorias em Montenegro e durante três dias a família, em total desespero, deu-o por perdido.

Sem telefone, conseguiu mandar um bilhete por um conhecido que comunicou a família sobre sua localização. Está retido na região de Marques de Souza, já sem muita pouca comida. O filho arrumou  cordas e escada  e  seguiu de carro em  busca do  pai.

O Diretor do Departamento de Compras da Prefeitura de Santo Ângelo, Jeferson Toniazo estava fazendo um curso em Porto Alegre e veio até Lajeado. Teve que seguir uma rota alternativa até Carlos Barbosa, onde está retido desde quarta-feira.

Está resolvendo alguns assuntos do setor de compras pelo telefone. São dramas incontáveis que irão para a história dessas famílias.

 

 Lei Gaúcha Pró-Autismo poderá ser ampliada com programa de terapia nutricional

 Autor da Lei 15.322 de 2019, também conhecida como Lei Gaúcha Pró-Autismo, o deputado estadual Eduardo Loureiro apresentou na Assembleia Legislativa um projeto para ampliar essa legislação, instituindo um programa de terapia nutricional.

“O autismo é caracterizado pela limitação na comunicação e na interação social, mas também pela seleção dos alimentos, fato que restringi a ingestão de nutrientes e prejudica o desenvolvimento das pessoas autistas. Cerca de 90% das crianças com autismo apresentam dificuldade na alimentação”, destaca Loureiro.

Com o projeto de lei, que está na Comissão de Constituição e Justiça aguardando parecer, a política estadual de autismo TEAColhe seria ampliada buscando garantir a saúde nutricional dos autistas, por meio de um serviço especializado a ser oferecido em hospitais, nas unidades de saúde, nos próprios centros regionais do TEAColhe e nas escolas das redes estadual e privada de ensino.

 

 Deputado se aventura por 13 horas até chegar em Ijuí

O deputado federal Pompeo de Mattos entrou numa aventura perigosa e levou quase 13 horas numa viagem arriscada entre Montenegro e Ijuí.

O parlamentar saiu de Montenegro ao final da tarde de terça-feira e só chegou em Ijuí no amanhecer de quarta-feira. A aventura, que não se recomenda para ninguém, teve enredo cinematográfico.

Chegou em Lajeado e enfrentou a primeira barreira. Seguiu para Santa Cruz do Sul e lá também ficou retido. Seguiu por uma estrada de chão de 15 quilômetros, debaixo de chuva e barro. O carro atolou duas vezes, mas conseguiu seguir viagem. Perto de Venâncio Aires outra barreira. Encheu o tanque do carro e seguiu mais alguns quilômetros por estrada de chão até chegar perto de Santa Maria e mais uma vez retido por barreira. Pegou mais uma estrada de chão até chegar na chamada rodovia da garganta do diabo em Santa Maria.

Finalmente estava seguro e seguiu viagem até Ijuí, onde chegou quase no amanhecer. Até achei que algo trágico havia acontecido em Ijuí para justificar a arriscada e perigosa aventura. Mas não aconteceu nada.

Ele apenas iria participar de uma reunião do seu partido e depois fazer um roteiro pela região. Quem ninguém se arrisque a seguir o seu exemplo!

 

Ginásio Marcelo Mioso será ponto para recolhimento de donativos

O prefeito Jacques Barbosa requisitou o Ginásio Marcelo Mioso para servir de QG central para receber as doações de roupas e  alimentos. Com esta requisição todos os jogos e treinos no Marcelo Mioso estão adiados e transferidos para outras quadras.

A Central do Bem, coordenada pela primeira-dama Juliana Barbosa, vai ser o órgão responsável pelo recebimento, seleção dos produtos por itens e fará o encaminhamento e transporte para os municípios de destino.

A diretora Juliana Barbosa está apenas aguardando a orientação da Defesa Civil, que deverá nortear os critérios para a doação e destinação dos itens.

Todos devemos participar dessa campanha humanitária para socorrer e amenizar a dor e os prejuízos de milhares de  irmãos nossos. E sem politização!



Compartilhe essa notícia: